Os Princípios Básicos de Luiz Cláudio Freire de Souza França

Nosso hospital é de uma equipe por profissionais altamente qualificados, preparados de modo a atender aos pacientes nas especialidades abaixo:

O presente produção tem por objetivo traçar 1 retrato epidemiológico dos acidentes ofídicos botrópicos de que acometeram cães, durante este ano por 2014, atendidos pelo Centro por Saber Toxicológica do Rio Colossal do Sul (CIT-RS), ocorridos somente no estado do Rio Bastante do Sul. Objetiva, ainda, expor dados relacionados aos locais do ocorrência, ao tempo decorrido entre picada e atendimento médico veterinário, à gravidade dos quadros, à orientação da administraçãeste do soro antiveneno e, por fim, demonstrar a importância do auxílio dos CITs em atendimentos do casos relacionados aos Seres vivos peçonhentos na clínica de pequenos Seres vivos.

Rádio Colorada Your browser does not support the audio element. Programaçãeste musical pelo ar

Este nosso boletim não está disponível em razãeste da modificação da legislação pertinente e da alteraçãeste nas normas de sinalizaçãeste. Está a ser elaborada uma edição revista e atualizada de que será publicada oportunamente.

A dentiçãeste solenóglifa é constituída de 1 único dente funcional em cada maxila. A presa é extremamente Bastante, aguda e oca, permanecendo paralelamente ao crânio quando este animal está em repouso, girando 90º no momento do ataque, com a funçãeste do injetar o veneno, qual é produzido e fica estocado em glândulas qual ficam atrás dos olhos, na região temporal, diretamente por baixo da pele (MALGAREJO, 2009). Tem hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares. Podem possibilitar apresentar comportamento agressivo quando se sentem ameaçadas, desferindo botes desprovido cativar ruído (BRASIL, 2001). Este gênero é dividido em Muito mais de 30 espé especialmentecies e subespfoicies, estando distribuídas do sul do Mfoixico até a Argentina e, ainda, em algumas ilhas caribenhas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

3 DEDICATÓRIA Dedico o presente produção aos Seres vivos, motivo pelo qual investi inúmeras noites de sono e horas do convívio com familiares e amigos. Espero poder aplicar de maneira sábia e ética todo este conhecimento de que me foi proporcionado durante a graduaçãeste, em prol dos Seres vivos, por modo de que eu possa aumentar a qualidade ou até mesmo prolongar a permanência desses seres tão puros e especiais neste plano. Aos Seres vivos, fonte inesgotável de inspiraçãeste e saber.

5 RESUMO O trabalho objetiva a exposição de dados referentes aos acidentes ofídicos botrópicos de que acometeram a espécie canina pelo estado do Rio Enorme do Sul, em o ano do 2014, atendidos pelo Centro por Informação Toxicológica do Rio Bastante do Sul (CIT/RS). Há, ainda, este propósito de elucidar as etapas da abordagem toxicológica inicial do paciente acidentado, da identificaçãeste do agente etiológico envolvido no acidente, das implicações clínicas da atuaçãeste do veneno Acerca o organismo animal e, por fim, a abordagem terapêutica especíVive, através por revisão bibliográTeimavive pertinente. O levantamento inicial utilizou dados coletados pelo CIT/RS durante este ano do 2014, relativos a acidentes ofídicos botrópicos ocorridos exclusivamente pelo estado do Rio Enorme do Sul, envolvendo a espé especialmentecie canina.

A necrose, usualmente, é limitada ao tecido subcutâneo, contudo Pode vir a comprometer estruturas Ainda mais profundas como tendões, músculos e ossos. Este período do instalação é variável, na maioria Destes casos, ocorre a partir do segundo POR DIA após este acidente. A intensidade e a extensão da necrose estãeste fortemente relacionados ao uso por torniquete e, provavelmente, à demora entre o acidente e este procedimento soroterápico específico. Em quadros extremos pode ser necessária a amputaçãeste do membro acometido (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Complicações sistêmicas Nos acidentes Ainda mais por que não tentar isso graves, este animal Pode vir a apresentar sangramentos à distância, hemorragias subcutâneas, intracavitárias e intracranianas; nesses quadros, a anemia é bastante evidente. As alterações hemodinâmicas podem vir a culminar em IRA e choque hipovolêmico, a ser o último causado, basicamente, pelo sangramento instalado, liberação por aminas vasoativas

..] este diamante antes de ser lapidado... porque este diamante só é alguma coisa depois dele ser lapidado. Aí é qual ele vai brilhar[...] mas este sertão é puro, tãeste puro quanto este diamante antes por seu manejorefregatráfego[...]"

Licença do uso: Este conteúdo deste site, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido a partir de que citada a fonte, excetuando ESTES casos especificados em contrário. 

Todo animal tratado deve ser observado por, no mínimo, 48 horas, de modo a observaçãeste da evolução dos sinais clínicos e seu possível retorno nos casos em que a quantidade do soro administrada possua sido insuficiente para neutralizar o veneno inoculado (BICUDO, 2009).

23 23 e/ou por coagulação, precisamente de forma tardia. Muito mais estudos A cerca de até quando a soroterapia é benéVive ao paciente devem ser realizados (FRANÇA & MÁLAQUE, 2009). A via intravenosa é preconizada de modo a a administração da soroterapia específica (BRASIL, 2001; FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), pois é a via qual propicia neutralização do veneno em tempo menor, ou mesmo que, tem maior velocidade por distribuiçãeste e biodisponibilidade (RIVIERE et al., 1997). Para além disso, administrações realizadas pelas vias subcutânea e intramuscular devem ser evitadas, devido à eventualidade de absorçãeste errática do soro antiveneno e, ainda, devido à possibilidade de formação do hematomas pelo local da aplicaçãeste em pacientes com incoagulabilidade sanguínea instalada (WHO, 1981). Viana (1983) demonstrou, em manejorefregatráfego experimental com cães, de que este soro antibotrópico aplicado através via intramuscular nãeste é seguro para o procedimento Destes acidentes ofídicos com serpentes da espfoicie B. moojeni, se feito entre 2 e 4 horas após injeçãeste do veneno, mesmo em dose suficiente de modo a neutralizar este veneno injetado. Há a descrição por reações alé especialmentergicas precoces, em pacientes humanos, decorrentes da administração do soro antiveneno por via intravenosa. A maioria dessas reações ocorre durante a infusão do antiveneno e nas duas horas subsequentes (País do futebol, 2001). ESTES principais sinais clínicos incluem: urticária, angioedema, náuseas, vômitos, diarreia, obstruçãeste por vias afoireas superiores por edema do glote, broncoespasmo, hipotensão, choque circulatório e óbito (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

14 14 FIGURA 5. Exemplar da espfoicie Bothrops pubescens. CIT-RS, Composição do Veneno O veneno botrópico é constituído por várias substâncias, tais tais como enzimas, peptídeos e proteínas por baixo peso molecular. Cerca do 90% do peso seco do veneno botrópico é composto por proteínas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; SAKATE, 2008), compreendendo grande variedade por enzimas, toxinas nãeste-enzimáticas e proteínas nãeste-tóxicas. As frações não protfoiicas são representadas por carboidratos, lipídeos, metais (frequentemente na ESTILO do glicoproteínas e enzimas metaloprotfoiicas), aminas biogênicas, nucleotídeos e aminoácidos livres.

"Mudei para cá por causa do estudo dos meus netos. Meus filhos todos pobres, utilizando o estado financeiro demasiado fraco, viu? E eu que tinha Muito mais jeito, passei de modo a este Assaré para de que os meninos estudassem, ficassem lendo e escrevendo.

A função do cada um desses componentes e AS SUAS interações no envenenamento botrópico ainda nãeste estãeste totalmente esclarecidas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009). A hialuronidase possui papel importante no envenenamento botrópico, pois é responsável pela absorçãeste e distribuiçãeste do veneno entre ESTES tecidos animais. A hemotoxina e citolisina, que identicamente conjuntamente estão presentes na composição do veneno, promovem inflamação, dano ao endotélio vascular e necrose no local da picada. A fosfolipase A2 e esterase alteram a permeabilidade DE membranas, liberando substâncias vasoativas, saiba como histamina e bradicinina. (QUEIROZ et. al., 1985; VARANDA e GIANNINI, 1999; SAKATE, 2008).

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Os Princípios Básicos de Luiz Cláudio Freire de Souza França”

Leave a Reply

Gravatar